Esse final de temporada parece que sera eletrizante para o futebol brasileiro, em relação ao campeonato mais importante do País três times disputam este título cabeça a cabeça, um do Rio de Janeiro, um de São Paulo e outro de Minas Gerais, todos envolvidos em um embrólio difícil de prever o final, pois é um perde e ganha que não acaba mais...
Logo abaixo da tabela, estão os times envolvidos com a classificação para a Libertadores 2011, um do Rio de Janeiro, um do Rio Grande do Sul e outro do Paraná, o que mostra na verdade o porquê o Campeonato Brasileiro é tido como o mais difícil do mundo, até pelo nosso maior ídolo em atividade, Ronaldo.
Por fora e do alto de sua superioridade durante o ano estão Santos e Internacional, o primeiro só esperando o final de um ano inesquecível para todos que amam o futebol e o outro aguardando e se preparando para a segunda partida mais importante de sua história...E não duvidem...o Internacional tem sim chance de levantar o caneco do Título Mundial no final do ano.
Na Copa Sul Americana Palmeiras e Goiás ainda lutam por uma vaga na final do torneio que, mesmo sendo desprezado por clubes e técnicos brasileiros, acaba sempre empolgando em sua fase final. Talvez isso mude de agora um diante, uma vez que o torneio agora da uma vaga para a Pré Libertadores.
Tudo estaria uma beleza, se não fosse um ano de baixissímo nível técnico por parte dos times que, salvo em raros momentos de lúcidez ou em uma boa jogada aqui e outra alí, passaram o ano fazendo jogos chatos, sem inspiração e alguns até beirando o ridículo, como por exemplo os dois jogos entre Palmeiras e Vasco, é apenas um exemplo, mas poderia citar varios outros aqui.
Outra situação trágica é da arbitragem, são tantos erros ridículos que até quando eles acertam, fica aquela sensação de que algo não esta correto, de que algo cheira mal. O nosso representante nas ultimas três Copas do Mundo, é um árbitro que a anos só faz lambanças e interfere em resultados e mesmo assim, foi premiado para nos representar como o melhor apitador do País.
A nós espectadores, só nos resta continuar torcendo e amando esse jogo tão empolgante, e rezar para que nossos clubes e dirigentes resolvam nossos obscuros problemas, afinal, apesar de não parecer, 2014 está aí.